DéBORA
PAcheco

Cirurgiã Plástica

ABDOMINOPLASTIA

cirurgiA plástica - Porto Alegre

CONCEITO:
Abdominoplastia, Dermolipectomia Abdominal ou Plástica de Abdômen é a cirurgia realizada para correção da flacidez abdominal, e também do abdômen em avental.

CANDIDATOS:
Alguns fatores como variações de peso, gravidez e também envelhecimento associados trazem a flacidez de pele na região do abdômen, que podem vir acompanhadas de estrias nesta região. A presença de adiposidade também colabora para uma estética ruim do abdômen.
Pois bem, a cirurgia visa a correção da flacidez de pele e muscular e a melhora significativa da cintura corporal.

TÉCNICA CIRÚRGICA:
Esta cirurgia requer uma incisão abdominal inferior, a qual resultará em uma cicatriz abdominal inferior que geralmente é escondida com um biquíni.
Durante a cirurgia é realizada a plicatura dos músculos abdominais e oblíquos, corrigindo a separação dos músculos abdominais, dando maior firmeza aos músculos, e fazendo a paciente ficar com a cintura mais destacada, se este for desejo da paciente.

DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO:
O procedimento tem duração variável de acordo com a consistência e densidade do tecido adiposo bem como regiões a serem tratadas na lipoaspiração; porém em média o procedimento dura entre 1 hora e meia à 3 horas ou mais.

RISCOS E COMPLICAÇÕES:
Como todas as cirurgias a cirurgia Abdominoplastia tem riscos e complicações, por isso é um procedimento médico que deve ser realizado em hospital, por profissional competente, o Cirurgião Plástico da SBCP. Exames pré-operatórios devem ser realizados para verificar se o paciente está apto para o procedimento e dimensionar os riscos.

As complicações mais comuns são, edema prolongado, alterações na sensibilidade das regiões tratadas, irregularidades na pele, presença de coleções de líquido (seroma), coleções de sangue (hematoma) ou infecção. Retração cicatricial e até necrose de pele pode ocorrer em casos muito isolados geralmente me paciente com deficiência de circulação como tabagista ou diabéticos. Alterações na cicatrização com cicatrizes inestéticas podem ocorrer.

Entre as complicações mais graves relacionada às Abdominoplastia embora raras estão as complicações cardíacas e pulmonares e a trombose venosa profunda. Vale ressaltar a importância de comunicar ao cirurgião plástico todos os dados médicos e de saúde como doenças e internações pregressas, cirurgias já realizadas, uso de medicações, uso de drogas ou alergias.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
Conjuntamente, pode-se associar a lipoaspiração ou lipoescultura. Estas cirurgias conjuntas potencializam o resultado uma das outra.
O contorno corporal obtido com essa associação é plenamente satisfatório e muitas (os) pacientes acabam experimentando a melhor cintura de suas vidas.

A cirurgia deve ser realizada em bloco cirúrgico de preferência em hospital, com anestesia peridural, raquidiana ou geral, locais liberados pela Vigilância Sanitária. Após a cirurgia serão colocadas malhas compressoras nas áreas tratadas com objetivo de controlar o edema (inchaço) e comprimir a pele.

Resultados podem variar de acordo com cada paciente.

AGENDE JÁ UMA CONSULTA