DéBORA
PAcheco

Cirurgiã Plástica

LIPOASPIRAÇÃO

cirurgiA plástica - Porto Alegre

CONCEITO:
A Lipoaspiração, também conhecida com Lipoplastia ou Lipoescultura é a cirurgia que melhora o contorno corporal, ou seja remodela áreas específicas do corpo através da retirada do excesso de gorduras de determinadas regiões.

A lipoaspiração atua retirando o excesso de gordura, ou seja, tecido adiposo deixando este tecido mais emagrecido e a(o) paciente com aspecto mais magro. Porém, este procedimento não é realizado para emagrecer ou seja a lipoaspiração não tem a finalidade de emagrecimento.

CANDIDATOS:
Está indicada para pessoas que tenham acumulo de gorduras em determinadas regiões do corpo.
Apesar de saudáveis, estarem dentro do peso e realizarem exercícios físicos, algumas pessoas podem apresentar depósitos desproporcionais de gordura localizada, devido a características genéticas, falta de controle do peso ou falta de atividade física; isto tudo acaba fazendo com que o contorno corporal fique desproporcional. Este é o objetivo da lipoaspiração, corrigir estes contornos disformes.

TÉCNICA CIRÚRGICA:
Através da Lipoaspiração pode-se tratar acúmulos de gorduras do abdômen, coxas, braços, pernas dorso (costas), axilas joelho, peito entre outras.
Em alguns casos esta cirurgia pode ser realizada conjuntamente com outras cirurgias ou isoladamente.
A cirurgia é realizada através de pequenas incisões que permitem a entrada de cânulas especiais de lipoaspiração. A quantidade de incisões irá depender das regiões a serem trabalhadas. O volume aspirado é de fundamental importância, devendo obedecer limites de segurança estabelecidos de acordo com o peso e condições da paciente.

DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO:
A duração do procedimento varia de acordo com a consistência e densidade do tecido adiposo bem como regiões a serem tratadas; o tempo de duração varia entre 40 minutos à 2 horas ou até mais.

RISCOS E COMPLICAÇÕES:
Como todas as cirurgias a cirurgia Lipoaspiracão tem riscos e complicações, por isso é um procedimento médico que deve ser realizado em hospital, por profissional competente, o Cirurgião Plástico da SBCP. Exames pré-operatorios devem ser realizados para verificar se o paciente está apto para o procedimento e dimensionar os riscos.

As complicações mais comuns são irregularidades na pele, edema prolongado, alterações na sensibilidade das regiões tratadas, presença de coleções de liquido (seroma), coleções de sangue (hematoma) ou infecção. A fibrose tecidual é uma complicação bastante relacionada à lipoaspiração, ela pode ser perfeitamente prefinida ou tratada.

Entre as complicações mais graves relacionada às lipoaspirações embora raras estão as complicações cardíacas e pulmonares e a trombose venosa profunda.

Vale ressaltar a importância de comunicar ao cirurgião plástico todos os dados médicos e de saúde como doenças e internações pregressas , cirurgias já realizadas, uso de medicações, uso de drogas ou alergias.

CONSIDERAÇOES IMPORTANTES:
Neste procedimento também pode-se realizar o aproveitamento da gordura para aumentar regiões que tenham pouca quantidade de gordura, como por exemplo glúteos; obtendo assim um contorno corporal ainda mais satisfatório.

A Lipoaspiração deve ser realizada em bloco cirúrgico , preferencialmente em ambiente hospitalar , locais liberados pela Vigilância Sanitária. Após a cirurgia serão colocadas malhas compressoras nas áreas tratadas com objetivo de controlar o edema (inchaço) e comprimir a pele .

Resultados podem variar de acordo com cada paciente.

AGENDE JÁ UMA CONSULTA