DéBORA
PAcheco

Cirurgiã Plástica

MAMOPLASTIA REDUTORA

cirurgiA plástica - Porto Alegre

CONCEITO:
A Mamoplastia Redutora é a cirurgia realizada para diminuição do volume das mamas que causam peso e dor nas costas e nos ombros, marcas profundas de sutien, bem como letargia das pacientes.

CANDIDATOS:
As pacientes que tem indicação a este procedimento são aquelas que possuem mamas extremamente volumosas e apresentem danos desse grande volume. Chamamos de Gigantomastia, as mamas com volume exagerado, devido a fatores genéticos, hormonais ou alterações de peso. Ou seja, pode ser indicada tanto em pacientes muito jovens, na meia- idade como nas pacientes pós-menopausa que apresentem conseuquencias negativas do grande volume mamário.


TÉCNICA CIRÚRGICA:
Para realizar esta cirurgia pode utilizar várias técnicas , como as com cicatriz em “T” invertido, em “L “ e também periareolar.

A mamoplastia redutora irá promover uma retirada do tecido mamário em excesso, um remodelamento dos seios e o reposicionamento destes com o objetivo de adquirir um aspecto e volume adequado funcional e estético. A incisão delineia a região da mama em que a pele será removida definindo assim a nova localização do mamilo. Os excessos de pele, tecido glandular mamário e gordura são removidos e é realizado um levantamento do tecido mamário dando firmeza e sustentação aos seios. As aréolas são reposicionadas superiormente e muitas vezes redimensionadas.

Atualmente , é muito comum e moderno a realização de uso de implantes mamários, próteses de silicone, conjuntamente com a Mamoplastia Redutora para criar um contorno mais arredondado e mais projetado às mamas e também uma consistência menos flácida, mais endurecida. A melhora das mamas acaba proporcionando uma redefinição na silhueta da mulher, ou seja uma melhora do contorno corporal já que os seios se tornam mais proporcionais ao corpo.

DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO:
O procedimento dura de 1 hora a 2 horas e 30 min ou mais, dependendo do volume a ser ressecado, grau de flacidez mamário e densidade das mamas.

RISCOS E COMPLICAÇÕES:
Como todas as cirurgias a cirurgia de Mamoplastia Redutora tem riscos e complicações , por isso é um procedimento médico que deve ser realizado em hospital, por profissional competente, o Cirurgião Plástico da SBCP. A fim de avaliar o estado de saúde atual do individuo devem ser realizados exames pré operatórios que irão evidenciar se o paciente está apto a realizar a cirurgia e dimensionar os riscos.

As complicações mais comuns são edema prolongado , alterações na sensibilidade das mamas, presença de coleções de liquido (seroma), coleções de sangue hematoma), infecção ou inflamação de ferida operatória, bem como alterações na cicatriz que são facilmente corrigíveis.
Entre as complicações mais graves estão a possibilidade sofrimento da pele do mamilo, trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares. É importantíssimo que o paciente informe todos os dados médicos e de saúde para seu cirurgião, como doenças e internações pregressas , cirurgias já realizadas, uso de medicações , uso de drogas ou alergias.

CONSIDERAÇOES IMPORTANTES:
A cirurgia deve ser realizada em bloco cirúrgico, preferencialmente em ambiente hospitalar, locais liberados pela Vigilância Sanitária. Após a cirurgia será colocado sutiã compressivo com objetivo de controlar o edema (inchaço) e comprimir a pele.

Os cuidados pós operatórios são muito importantes e incluem restrição de movimentos nos membros superiores nas primeiras duas semanas e uso de um sutiã especifico. Como em toda cirurgia plástica, pode existir a necessidade reparos para a obtenção de melhores resultados , é fundamental importância comparecer as consultas pós operatórias e conversar com sinceridade com seu cirurgião.

Resultados podem variar de acordo com cada paciente.

AGENDE JÁ UMA CONSULTA